quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OS SUSTENTÁVEIS

 Nos últimos anos tivemos a oportunidade de produzir dois curtas temáticos que tratam de assuntos atuais e que afetam toda a sociedade, o primeiro foi "A Fábula da Corrupção", que fala sobre o estrago que condutas antiéticas causam na vida de todos, e agora o recém finalizado "OS SUSTENTÁVEIS", financiado pelo Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual em parceria com o Ministério do Meio Ambiente!


Esse projeto foi um dos 20 micrometragens com 1 minuto de duração selecionados no edital Cine Ambiente, sobre "Consumo Sustentável e Biodiversidade", um tema que, assim como a corrupção, não é simples de ser abordado, principalmente em 60 segundos. A saída que buscamos em ambos os casos foi apelar para o humor, afinal a mensagem passada de forma divertida é sempre melhor assimilada do que a chatice de uma lição de moral. Criamos então OS SUSTENTÁVEIS, uma ONG de super-heróis com poderes relacionados às principais bandeiras do desenvolvimento sustentável. São eles: RECÍCLOPE (com sua poderosa visão de raio reciclador), EÓLICA (dotada de incrível poder sobre as energias renováveis) e o alienígena VEGANO (que ganha super força comendo alimentos orgânicos)!


A idéia veio das clássicas vinhetas de abertura dos desenhos animados de super-heróis, onde uma rápida apresentação descreve cada membro da super-equipe, mas ao mesmo tempo satiriza o tom politicamente correto característico desse tipo de personagem, já que além de combater super-vilões que remetem aos problemas gerados pela ação humana no meio ambiente, nossos heróis precisam enfrentar também o maior desafio de todos: conscientizar cada pessoa do seu papel na sustentabilidade, principalmente através do consumo responsável e de pequenas mudanças de hábitos. Então assista ao filme AQUI e seja você também um dos Sustentáveis!


Roteiro e Direção
LISANDRO SANTOS

Direção de Arte e Animação
LSANDRO SANTOS E GUTO BOZZETTI

Edição e Montagm
GUTO BOZZETTI

Locução, Trilha e Sound Design
FABRÍCIO LICKS

Cenários
MAUMAU

Produção
CARTUNARIA DESENHOS

Agradecimentos
GISA AQUINO
JONAS BRANDÃO
CINECOLOR DIGITAL
SAV

Nenhum comentário: